Make your own free website on Tripod.com

 

Etiquetas trabalho

barra.gif (4464 bytes)

Cartão

Fique com o meu cartão

O momento de entregar o cartão comercial varia conforme o caso. Numa situação em que pessoas foram apresentadas, a menos importante profissionalmente tomará a iniciativa. Quando fica pendente um encontro, cabe à mais importante pedir o cartão da outra ou entregar o seu. Já em reuniões em torno de uma mesa de trabalho, eles são logo apresentados. Mas não são distribuídos numa mesa de refeições.

 

Cartão profissional x cartão social

O cartão profissional sempre deve trazer o endereço comercial. Se tiver e-mail, escreva-o também, logo abaixo do número do telefone. Lembre-se de que o endereço eletrônico não substitui o comercial. Já no cartão social não deve constar o endereço. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Assim haverá mais espaço para escrever uma mensagem acompanhando flores ou presentes. No entanto, quando se vai viajar e fazer contatos, são práticos os cartões sociais com endereço.

 

E-mail em cartão de visita

Esse é um dado importante hoje. No cartão profissional, o endereço eletrônico deve ficar abaixo ou logo depois do número do telefone, como na ilustração ao lado, e não substitui o endereço comercial. No cartão pessoal, imprima apenas seu nome. Assim será mais fácil escrever uma mensagem para acompanhar flores ou presentes.

 

Assinatura à mão

Numa relação profissional, sempre que digitar no computador uma carta, ou um bilhete, que será enviada ao destinatário por fax, escreva seu nome à mão abaixo da mensagem habitual de cordialidade. Essa frase final ("atenciosamente", "cordialmente", "um abraço" ou "aguardo notícias suas") também pode ser manuscrita, o que reforça o caráter amistoso da relação.

barra.gif (4464 bytes)

voltar.gif (1377 bytes)