Make your own free website on Tripod.com

 

Mesa bem posta

barra.gif (4464 bytes)

 

Talheres de sobremesa

Em geral, colocam-se na mesa dois talheres de sobremesa – o garfo para fixar o alimento e a colher para parti-lo, levá-lo à boca e recolher a calda. Mas às vezes encontramos três talheres. Eles são necessários quando um dos componentes da sobremesa é mais rijo e só poderá ser cortado com a faca – uma fruta, como morango ou melão, ou um biscoito com sorvete, por exemplo. Segure o garfo com a mão esquerda, fixe o alimento e corte com a faca na direita. Depois, leve-o à boca com o garfo na mão esquerda. Enquanto usar garfo e faca, deixe a colher à direita do prato, sobre a toalha, mesmo que já tenha sido usada. Use a colher na mão direita apenas para recolher a calda (garfo e faca ficam sobre a mesa).

 

Arrumando a mesa

Coloque os talheres de jantar ao lado do prato segundo a ordem em que serão usados. Os que estão mais para fora serão para a entrada. Como as facas são manuseadas com a mão direita, elas ficam à direita do prato, com a parte cortante para dentro, e os garfos à esquerda. Se houver colher de sopa, ela fica à direita da faca da entrada. Acima do prato ficam os talheres de sobremesa: o garfo com o cabo voltado para a esquerda e a colher com o cabo para a direita. Se houver faca de sobremesa, ela também vai logo acima do prato, antes do garfo, com o cabo virado para a direita.

 

Descartáveis

Pratos e talheres descartáveis só são permitidos em situações muito informais, como um almoço na praia ou numa casa de campo ou em festas infantis.

 

Para comer peixe

Se o seu faqueiro tem talher de peixe, o ideal é comer entradas com peixe, camarão ou outros frutos do mar com eles. Se a entrada e o prato principal levarem esses ingredientes, coloque na mesa dois pares de talher de peixe para não misturar os sabores. Caso não os tenha em quantidade suficiente, reserve-os para o prato principal e use garfo e faca tradicionais para a entrada. Para receitas em que o peixe aparece misturado a outros alimentos, como um risoto de salmão, o correto é usar talher de peixe, mas admite-se adotar garfo e faca comuns.

 

Escolhendo os copos

Os copos ficam sempre acima do prato, da metade para a direita, em ordem de tamanho decrescente. Na maioria dos conjuntos de cristal, os copos diminuem de tamanho nesta ordem: água, vinho tinto e vinho branco. A taça de champanhe, se houver, fica um pouco atrás, entre o copo de vinho tinto e o de água. Para sucos e refrigerantes, usa-se o de água, com ou sem pé – nunca utilize taça de champanhe ou copo de vinho. Se os anfitriões sabem que um convidado prefere cerveja a vinho, deixam o copo adequado numa bandeja sobre um aparador próximo e substituem o copo de vinho.

 

Pode misturar as cores

Ao usar pratos de cores diferentes ou travessas de vários materiais, observe alguns aspectos:

• As cores devem ser misturadas de modo harmônico. Por exemplo: o tom dos pratos combinando com a estampa da toalha; ou, numa mesa para quatro, cada convidado tem um prato de uma cor, mas os sous-plats são todos de porcelana lisa. Nesse tipo de montagem, prefira guardanapos discretos, toalhas lisas e em tons neutros e copos incolores e lisos.

• Ao variar a louça, sirva as entradas frias em travessas de vidro ou de porcelana. Já o prato quente deve ir à mesa numa travessa de porcelana ou num refratário com suporte de metal. As travessas do prato principal e de seus acompanhamentos precisam ser do mesmo material.

 

Harmonia com o jogo americano

O jogo americano substitui a toalha de mesa e deve estar de acordo com os pratos, os copos, os talheres e o cardápio. O material e a estampa definem se é formal ou informal. Os de palha, de algodão quadriculado, sintético e de tecidos rústicos, como cânhamo, compõem uma mesa descontraída. Cambraia, renda, puro linho ou organdi dão um toque mais tradicional e pedem receitas e pratos mais finos. Ao arrumar a mesa, se houver espaço, deixe os copos sobre o jogo americano; senão, coloque-os diretamente na mesa. Quando há um copo só por pessoa, use um descansa-copo. Se quiser colocar sous-plat, escolha um modelo que seja menor que o jogo americano.

 

Para que serve o sous-plat?

Mais do que peças decorativas, os sous-plats (pronuncia-se suplá), pratos maiores do que os de jantar, têm como função não deixar espaço vazio na mesa entre a entrada e o prato principal. Só são retirados quando se serve a sobremesa. Os mais tradicionais são de metal, mas há também opções em louça colorida e madeira – estas para mesas mais descontraídas.

 

Prato Fundo

Além de sopa, podem ser servidos em prato fundo:

• Massas com molho. Nesse caso, o prato fundo vai à mesa sobre um prato raso ou um sous-plat

• Sobremesas cremosas. Se forem frias, podem ir direto sobre a mesa

• Risotos. sobre prato raso ou sous-plat

• Mocotó

 

Como dobrar o guardanapo

Dobre na diagonal, formando um triângulo, e depois ao meio

Dobre a ponta direita até a metade do lado oposto

Dobre a ponta esquerda até a ponta do alto

Vire essa mesma ponta para dentro, criando o envelope

 

As argolas estão de volta

De metal, de resina sintética ou de porcelana colorida, as argolas de guardanapo voltaram às mesas. No caso das de metal, podem ser diferentes entre si (uma sugestão é adquiri-las em antiquários), mas os guardanapos devem ser iguais. Elas são colocadas sobre o prato ou à esquerda dele. Quando o pano for ao colo, a argola fica pousada sobre a mesa, à esquerda. Tome o cuidado de apoiá-la de modo que não role. Há duas maneiras simples de montar o guardanapo:

• Dobre-o ao meio, enrole e passe pela argola.

• Abra o guardanapo sobre uma superfície, levante-o pelo centro e coloque-o na argola deixando as pontas irregulares.

• Para conseguir um belo efeito, é possível usar dois guardanapos de cores diferentes ou um estampado e o outro liso. Enquanto se come, os dois ficam no colo.

 

Combinando a louça

Ao oferecer um jantar em que cada convidado levará um prato, tenha o cuidado de combinar as louças que irão à mesa. Se você não gosta de correr riscos, entregue com antecedência uma travessa a cada amigo que vai colaborar.

 

Quem sai quando

Os copos são retirados da mesa junto com os pratos. Se servir vinho branco com a entrada, ao tirar o prato o cálice vai também.

barra.gif (4464 bytes)

voltar.gif (1377 bytes)