Make your own free website on Tripod.com

 

Quando você esta...

barra.gif (4464 bytes)

 

No teatro

É permitido:

• Levantar para bater palmas no fim do espetáculo

• Cumprimentar os artistas nos camarins após a exibição, mesmo que não os conheça

• Cantar a música que está sendo apresentada quando o artista convida o público a acompanhá-lo

 

É feio:

• Conversar durante o espetáculo

• Namorados ficarem de cabeças bem juntinhas (atrapalha a visão de quem está nas cadeiras de trás)

• Cantar a música com o artista

• Fazer barulho com papel de bala

No Restaurante

 

O pratinho do couvert

Sinta-se segura entre pratos, talheres e garçons

Ele fica à esquerda e ligeiramente acima do prato de jantar. Mas, enquanto está sendo usado, pode ser deslocado um pouco mais para baixo, sempre do lado esquerdo. A faca com a qual se passa a manteiga no pão deve ser mantida sobre a borda do pratinho, na diagonal ou na horizontal, sempre com o fio virado para dentro.

 

A hora da conta, sem confusão

Quando você fizer questão de pagar a conta, deve avisar ao maître antes. Para isso, levante-se discretamente antes de acabar a refeição, chegue mais cedo ao restaurante ou faça a solicitação pelo telefone em caso de reserva antecipada. Essa é uma maneira simpática de evitar constranger os convidados, tanto com amigos como em situações profissionais. Na hora de pagar, quem convidou recebe a conta do garçom ou vai ao caixa depois da sobremesa, enquanto os demais ainda estão sentados. Num almoço de trabalho, se preferir, em vez de efetuar o pagamento, pode-se assinar a nota e pedir que seja encaminhada à empresa. Nas ocasiões em que a conta será dividida, o que é bastante comum, alguém do grupo faz o rateio e diz quanto cabe a cada um. Cheques e cartões são então colocados dentro da capinha em que veio a nota. Se só uma pessoa comeu sobremesa ou tomou vinho, deve deduzir esse acréscimo do total da conta e arcar com ele.

 

Atenção, o garçom está chegando

• Se a conversa for íntima, ela deve ser suspensa enquanto o garçom estiver nos servindo.

• Fique sempre atenta à sua aproximação trazendo pratos ou bebidas para que um movimento brusco seu não provoque desastres.

• No momento em que ele pedir licença para servir, incline-se um pouco para trás, deixando espaço livre.

• Nunca entregue a louça ou o copo ao garçom. Quando ele se aproximar, pelo lado direito, para retirar a louça usada, afaste um pouco o corpo na direção contrária, a fim de facilitar seu trabalho.

• Agradeça na primeira vez em que ele a servir e sempre que atender um pedido extra, como trazer outro guardanapo porque o seu caiu no chão. Ao final da refeição, agradeça novamente e, ao deixar o restaurante, diga até logo, boa tarde ou boa noite.

 

Amigos em outra mesa

Se você chegar a um restaurante e encontrar pessoas conhecidas, é melhor cumprimentá-las de longe para não atrapalhar a refeição delas. Mas, se a parada na mesa do amigo for mesmo obrigatória, seja breve: basta um gesto rápido e amistoso, como tocá-lo de leve no ombro, por exemplo. Se quem já está sentado é homem, ele deve interromper a refeição e levantar-se para cumprimentar o conhecido. As mulheres só ficarão de pé quando o recém-chegado merecer especial deferência ou se for uma pessoa que não vêem há muito tempo.

 

Em pratos limpos

Deixe o prato que usou para as saladas e os frios (com os respectivos talheres dentro dele) sobre a mesa e volte ao bufê para servir-se das comidas quentes num novo prato. Se for repetir a salada, não é preciso trocar o prato. Caso, na volta, o garçom ainda não tenha retirado a louça usada, deixe-a à sua esquerda na mesa e, logo que ele se aproximar, peça-lhe o favor de levá-la. Muitas vezes, junto ao bufê, há uma outra mesinha onde ficam os pratos e talheres usados. É recomendável observar tudo isso ao servir-se pela primeira vez. Na dúvida, pergunte ao garçom.

 

Enquanto você espera

Quem chega antes da pessoa com quem marcou um encontro pode esperar bebendo um drinque no bar. Quando o outro chegar, deixe que o garçom leve seu copo até a mesa onde se sentarão. Outra opção é esperar já na mesa e pedir uma bebida. Caso se trate de alguém de mais cerimônia ou de um almoço de trabalho, se houver bar, o ideal é ficar lá e só pedir água ou refrigerante.

 

Sentando e levantando da cadeira

Em restaurantes sofisticados, o garçom afasta a cadeira para o cliente se acomodar. Deve-se começar a apoiar o bumbum enquanto o garçom a aproxima da mesa. Em seguida, a pessoa se ajeita do modo que desejar para ficar mais confortável. Na hora de se levantar, não empurre a cadeira de volta para o lugar. Isso cabe ao garçom. Mas, caso a refeição seja numa residência e não houver garçom ou copeira, coloque-a de volta no lugar. Se uma pessoa deixar sua cadeira de modo que atrapalhe a passagem, em qualquer circunstância, aproxime-a novamente da mesa.

 

Vinho para viagem

Se o casal está jantando sem convidados, sobretudo num restaurante que costuma freqüentar, não há nada de errado em pedir para levar para casa a garrafa de vinho que não foi totalmente consumida. De todo modo, na primeira vez é sempre bom perguntar se a casa não faz objeção. O garçom é que deve levar a garrafa até o carro, numa sacola. Mas lembre-se: agir assim se tiver sobrado só um pouquinho da bebida é sinal de mesquinhez.

 

No Elevador

 

Conversas no elevador

No local de trabalho, ao entrar no elevador, o melhor é interromper a conversa com o colega e continuá-la quando chegar ao andar desejado. Se encontrar outros conhecidos, a limitação de espaço impõe uma postura contida; por isso, não estenda a mão e evite cumprimentos efusivos. Basta um sorriso ou um bom-dia dito em voz baixa. Caso alguém puxe conversa, não alimente o assunto. No elevador do seu prédio, de um hotel ou de um edifício comercial, sempre diga "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" às outras pessoas, mesmo que não as conheça. Em qualquer elevador, celulares devem ser desligados.

 

Calma!

É muito indelicado entrar no elevador antes de todo mundo ter saído.

 

Na Internet

 

E-parabéns!

A internet facilita a nossa vida. Use o e-mail para convidar amigos para uma festa ou dar parabéns pelo aniversário sem medo de parecer indelicada.

 

Reply

Até pouco tempo atrás, era considerado feio responder e-mails clicando diretamente a tecla reply. Hoje, a etiqueta da internet não é mais tão rigorosa: pessoas que recebem muitas mensagens estão liberadas para usar reply.

 

Na presença de uma personalidade

Em geral, gente famosa não estranha quando alguém se aproxima para pedir autógrafo ou tirar fotos. Muitos até gostam e tratam os fãs com carinho. Num restaurante, no entanto, o correto é pedir ao garçom para perguntar se você pode se aproximar da mesa do seu artista favorito. É proibido abordar famosos em velório de familiares ou amigos, no casamento da própria pessoa ou se estiver falando com uma autoridade (o governador ou o prefeito, por exemplo).

 

Na fila

Ninguém gosta de filas longas, mas, se não há outro jeito, ser gentil facilita a vida (e a espera) de todo mundo.

• Não adianta puxar conversa com aquele amigo que está num bom lugar para tentar furar a fila. Você pode cumprimentá-lo, mas depois vá para o final.

• Nos supermercados, há casais ou mãe e filho que ficam cada um numa fila para ver qual anda mais depressa. Se muita gente tiver a mesma idéia, uma fila que parecia rápida pode se transformar numa fila de carrinhos superlotados de uma hora para outra. Mesmo que esteja acompanhada, escolha a sua fila e mantenha-se nela.

• Você tem todo o direito de se recusar a atender ao pedido do amigo que quer furar a fila.

barra.gif (4464 bytes)

voltar.gif (1377 bytes)