Receber em casa

barra.gif (4464 bytes)

 

Os Convidados

Se você for oferecer um almoço ou jantar em que haverá apenas um prato principal, telefone antes para cada um dos convidados e conte o que pretende servir, perguntando a eles se têm algum tipo de restrição alimentar. Assim evitará, por exemplo, servir carne a um vegetariano.

 

Quem senta ao lado de quem

Definir o lugar dos convidados antes evita tumulto na hora de sentar à mesa. Primeiro escolha onde ficarão os anfitriões. O principal homenageado sempre é colocado à direita deles. Em geral, homens e mulheres são intercalados, separando-se os casais (um pode ficar de frente para o outro). Isso é feito para estimular a conversa do grupo. Mas namorados podem sentar lado a lado. Pequenos cartões, de aproximadamente 5 cm x 8 cm, são os mais apropriados para marcar o lugar dos convidados. A partir de quatro pessoas já se podem utilizar esses place cards (cartões de lugar, em inglês), que são duplos e ficam apoiados na mesa pela base. Eles também podem ser fixados em pequenas barras de acrílico, metal ou porcelana. Devem ser colocados diante do prato, com a face em que está o nome voltada para o convidado sentado. Em situações bem formais, escrevem-se nome e sobrenome; nas menos formais, apenas o primeiro nome e a inicial do sobrenome.

 

Depois dos aperitivos

Num jantar com os convidados sentados, em que a anfitriã não terá ajuda, ela deve anunciar que o jantar será servido em breve, antes de levar todos para outro ambiente. Em seguida, recolhe com uma bandeja os copos de aperitivos usados. Assim, quando voltarem para a sala de estar para o cafezinho, tudo estará em ordem.

 

Um estrangeiro entre nós

Pessoas que recebem um estrangeiro e têm condições de se comunicar na língua dele devem fazê-lo. É falta de educação falar português o tempo todo, sem tradução para o visitante. Da mesma forma, havendo brasileiros que não entendam a língua, é preciso traduzir para eles o que foi dito.

 

A anfitriã

O jantar não começa sem a anfitriã

Para começar a comer, espere que a anfitriã, a pessoa que preside a mesa ou o convidado especial tome a iniciativa.

 

Tirando a mesa

• Primeiro retiram-se as travessas e depois os pratos. Se houver uma copeira, ela retira o prato usado, com os talheres dentro, sempre pela direita de cada pessoa. Se não há ajudante, a anfitriã pega uma bandeja no aparador ou numa mesa auxiliar e pede que os convidados lhe passem as travessas e os pratos com os talheres pousados. A seguir, leva a bandeja com os pratos para a cozinha. Ao contrário da copeira, ela não anda em volta da mesa.

• Para economizar tempo, hoje já se permite sobrepor alguns pratos na bandeja (nunca sobre a mesa) antes de levá-los à cozinha com os talheres pousados no último da pilha. Nunca se raspam as sobras de comida. Depois, a copeira ou a anfitriã volta com a sobremesa e os pratinhos.

• Caso a mesa de jantar fique na sala que também é de estar, tudo o que estiver sobre ela, exceto a toalha, deve ser retirado quando todos se levantarem. Se houver uma sala de jantar à parte, pode-se deixar para mais tarde.

 

Hora do cafezinho

• Quando for servir o café, arrume as xícaras, com a base no pires, e o bule na bandeja, coberta com um guardanapo especial, exceto se a bandeja for de prata ou de metal trabalhado. Caso a anfitriã não queira colocar o bule na bandeja, as xícaras podem ser levadas com o café já servido.

• Ofereça o café sempre sem açúcar. Assim, a pessoa pode adoçá-lo a gosto ou mesmo tomá-lo puro. Por isso, o lugar do açucareiro e do porta-adoçante também é na bandeja. Ao final, deixa-se a colher no pires.

• O café é servido na sala de estar pela própria dona da casa, que coloca a bandeja na mesa de centro ou sobre o aparador e jamais a faz circular entre os convidados. Em seguida, entrega uma xícara com o café já servido a cada um. Um convidado não passa sua xícara a outro, pois estaria ignorando uma deferência da anfitriã a ele.

 

Sem excursões pela casa

Mostrar a casa para os convidados é um gesto de grande intimidade e só é cabível numa reunião em que seja mencionada uma nova decoração ou quando o casal acaba de se mudar e está recebendo pela primeira vez. Convocar os amigos para uma excursão pela casa e levá-los às dependências íntimas pode parecer pura exibição.

 

A decoração

 

Arranjos de flores

Ao preparar arranjos de flores para enfeitar a mesa, esteja atenta aos seguintes aspectos:

• Espécies de cheiro forte interferem no aroma da comida. Prefira plantas sem cheiro.

• Para não atrapalhar a visão, o arranjo terá no máximo 30 centímetros de altura.

• Ele deve estar em harmonia com o estilo da mesa.

 

O comprimento ideal da toalha

A toalha de mesa deve ter uma borda de 25 centímetros abaixo do tampo da mesa para evitar que fique embolada sobre o joelho das pessoas. Isso independe do jantar ser mais ou menos formal. O que determina a formalidade é o tipo de toalha, o arranjo floral, a louça e os cristais.

barra.gif (4464 bytes)

voltar.gif (1377 bytes)