Make your own free website on Tripod.com

 

Receber em casa

barra.gif (4464 bytes)

 

Os Convidados

Se você for oferecer um almoço ou jantar em que haverá apenas um prato principal, telefone antes para cada um dos convidados e conte o que pretende servir, perguntando a eles se têm algum tipo de restrição alimentar. Assim evitará, por exemplo, servir carne a um vegetariano.

 

Quem senta ao lado de quem

Definir o lugar dos convidados antes evita tumulto na hora de sentar à mesa. Primeiro escolha onde ficarão os anfitriões. O principal homenageado sempre é colocado à direita deles. Em geral, homens e mulheres são intercalados, separando-se os casais (um pode ficar de frente para o outro). Isso é feito para estimular a conversa do grupo. Mas namorados podem sentar lado a lado. Pequenos cartões, de aproximadamente 5 cm x 8 cm, são os mais apropriados para marcar o lugar dos convidados. A partir de quatro pessoas já se podem utilizar esses place cards (cartões de lugar, em inglês), que são duplos e ficam apoiados na mesa pela base. Eles também podem ser fixados em pequenas barras de acrílico, metal ou porcelana. Devem ser colocados diante do prato, com a face em que está o nome voltada para o convidado sentado. Em situações bem formais, escrevem-se nome e sobrenome; nas menos formais, apenas o primeiro nome e a inicial do sobrenome.

 

Depois dos aperitivos

Num jantar com os convidados sentados, em que a anfitriã não terá ajuda, ela deve anunciar que o jantar será servido em breve, antes de levar todos para outro ambiente. Em seguida, recolhe com uma bandeja os copos de aperitivos usados. Assim, quando voltarem para a sala de estar para o cafezinho, tudo estará em ordem.

 

Um estrangeiro entre nós

Pessoas que recebem um estrangeiro e têm condições de se comunicar na língua dele devem fazê-lo. É falta de educação falar português o tempo todo, sem tradução para o visitante. Da mesma forma, havendo brasileiros que não entendam a língua, é preciso traduzir para eles o que foi dito.

 

A anfitriã

O jantar não começa sem a anfitriã

Para começar a comer, espere que a anfitriã, a pessoa que preside a mesa ou o convidado especial tome a iniciativa.

 

Tirando a mesa

• Primeiro retiram-se as travessas e depois os pratos. Se houver uma copeira, ela retira o prato usado, com os talheres dentro, sempre pela direita de cada pessoa. Se não há ajudante, a anfitriã pega uma bandeja no aparador ou numa mesa auxiliar e pede que os convidados lhe passem as travessas e os pratos com os talheres pousados. A seguir, leva a bandeja com os pratos para a cozinha. Ao contrário da copeira, ela não anda em volta da mesa.

• Para economizar tempo, hoje já se permite sobrepor alguns pratos na bandeja (nunca sobre a mesa) antes de levá-los à cozinha com os talheres pousados no último da pilha. Nunca se raspam as sobras de comida. Depois, a copeira ou a anfitriã volta com a sobremesa e os pratinhos.

• Caso a mesa de jantar fique na sala que também é de estar, tudo o que estiver sobre ela, exceto a toalha, deve ser retirado quando todos se levantarem. Se houver uma sala de jantar à parte, pode-se deixar para mais tarde.

 

Hora do cafezinho

• Quando for servir o café, arrume as xícaras, com a base no pires, e o bule na bandeja, coberta com um guardanapo especial, exceto se a bandeja for de prata ou de metal trabalhado. Caso a anfitriã não queira colocar o bule na bandeja, as xícaras podem ser levadas com o café já servido.

• Ofereça o café sempre sem açúcar. Assim, a pessoa pode adoçá-lo a gosto ou mesmo tomá-lo puro. Por isso, o lugar do açucareiro e do porta-adoçante também é na bandeja. Ao final, deixa-se a colher no pires.

• O café é servido na sala de estar pela própria dona da casa, que coloca a bandeja na mesa de centro ou sobre o aparador e jamais a faz circular entre os convidados. Em seguida, entrega uma xícara com o café já servido a cada um. Um convidado não passa sua xícara a outro, pois estaria ignorando uma deferência da anfitriã a ele.

 

Sem excursões pela casa

Mostrar a casa para os convidados é um gesto de grande intimidade e só é cabível numa reunião em que seja mencionada uma nova decoração ou quando o casal acaba de se mudar e está recebendo pela primeira vez. Convocar os amigos para uma excursão pela casa e levá-los às dependências íntimas pode parecer pura exibição.

 

A decoração

 

Arranjos de flores

Ao preparar arranjos de flores para enfeitar a mesa, esteja atenta aos seguintes aspectos:

• Espécies de cheiro forte interferem no aroma da comida. Prefira plantas sem cheiro.

• Para não atrapalhar a visão, o arranjo terá no máximo 30 centímetros de altura.

• Ele deve estar em harmonia com o estilo da mesa.

 

O comprimento ideal da toalha

A toalha de mesa deve ter uma borda de 25 centímetros abaixo do tampo da mesa para evitar que fique embolada sobre o joelho das pessoas. Isso independe do jantar ser mais ou menos formal. O que determina a formalidade é o tipo de toalha, o arranjo floral, a louça e os cristais.

barra.gif (4464 bytes)

voltar.gif (1377 bytes)